Minha transição capilar

Oi amiguinhos. Hoje vim contar pra vocês como começou a minha transição capilar.
Meu cabelo é cacheado, cachos tipo 3B-C, e desde os 15 anos (2009) me rendia a escova progressiva, claro, burra que somos fomos educadas que cabelos cacheados e parecendo um leão era feio e desarrumado. Odiava ficar fazendo chapinha então comecei a fazer sempre progressiva, a cada 4 meses, porém não tratava o cabelo de jeito NENHUM, absolutamente nada. Apenas shampoo e condicionador! Bom, ficou assim até 2014, meu cabelo por incrivel que pareça estava “bom” , comprido e ai insatisfeitas que somos, fui la completar a zona mais um pouco, no meio de 2014 platinei ele… é … imaginem o estrago, tive que cortar no ombro. Mesmo assim ainda não cuidava nadica, no máximo passava um reparador de pontas. Eis que, em 2015 comecei a ir sempre pra praia com meu namorado, e ele estava me ensinando a surfar, e eu nem ligada de que meu cabelo estava totalmente vulnerável, com as cutículas expostas, entrava no mar todo fim de semana sem protetor solar pro cabelo, ficava horas no sol, não tirava a água do mar depois de surfar…kkkkkkkk podridão.
Em 2016, eu estava tentando emagrecer e virar vegetariana, bom juntei mais duas coisas que não fazem nada bem pro cabelo. Perdi 10 kilos em pouco tempo porque comecei a correr, e além da dieta restritiva que eu estava tentando cortar muuuito a carne. Resultado, meu cabelo caiu paaaaaaakas, estive literalmente a beira de uma anemia por falta de ferro. Minha dermatologista recomendou ir na nutri, e claro, voltar a comer carne e tomar o Pantogar por seis meses (pílulas que contém algumas vitaminas relacionadas ao crescimento do cabelo). Então voltei a comer normalmente, sem restrições.
Tomei o pantogar de agosto até janeiro de 2017. E para piorar, desencadeado por muito estresse, nesse meio tempo desenvolvi Dermatite Seborréica (um fungo que causa manchas vermelhas que coçam no couro cabelo, e pode ocorrer em outras áreas do corpo tb)

Ai que em dezembro por um papo com uma amiga que me contou sobre a beleza dos cosméticos naturais e o que ela estava usando, então comecei a pesquisar muuuito na internet, e li coisas que para mim até então eram desconhecidas completamente, eu realmente era ignorante ao fato de quanto seu cabelo pode estragar fazendo químicas agressivas, que foi o que aconteceu comigo, pois aliei tudo isso a não cuidar, e expor ele absurdamente ao sol e água do mar. Em 2017 meu cabelo iniciou completamente estragado, depois de 2 anos de surf e sol, sem contar que ele simplesmente não passava dos ombros desde que pintei ele.. =(

Foi então que decide tratá-lo e iniciar a transição capilar, deixar os cachos libertos, mas como tinha lido muitas coisas na internet sobre os silicones, os petrolatos, parafina liquida, e acabado de ter a matéria de toxicologia na faculdade, vi que simplesmente não queria me enxer de químicos e muito menos encapar com óleo mineral, parafina e silicone meu cabelo como sempre fiz, para que ele parecesse por fora macio e por dentro estivesse desnutrido , que é o que os silicones sintéticos e parafinas fazem.
Li também sobre o LOW POO, e resolvi começar essa rotina seguindo o cronograma capilar, que consiste em hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo seguindo uma rotina semanal, aliado ao low poo que se baseia em não utilizar shampoos com sal forte (ex Sodium Lauryl Sulphate) pois estes limpam excessivamente e retiram mais do que deveria, para cabelos cacheados os sais fortes deixam os cachos menos definidos.

Depois de pesquisar muitas composições de diversas marcas, comprei shampoo e condicionador novos, kit de cronograma capilar com máscara de hidratação, nutrição e reconstrução!

De fato, estou fazendo o cronograma há 8 meses direto, meu cabelo melhorou levemente porém ainda não parou de quebrar no meio os fios e isso impede ele de crescer, além da exposição ao sol e mar todo santo final de semana kkkk
Caso eu escolhesse sair e comprar produtos famosos, enfim entre milhões de marcas famosas, e que são cheias de componentes químicos, silicones, parafinas, meu cabelo hoje já estaria completamente impecável ao se ver, mas sei que no fundo ele estaria desnutrido e bem maquiado, apenas coberto por uma camada enorme de silicones. A minha transição além de ser para low poo, também foi para desintoxicar meu cabelo de silicones e parafinas, que deixei de utilizar nesse tempo. Porém estou bastante desesperada ainda neste dilema, quero meu cabelo bom e comprido logo, mas sei que não devo me render a falsas ilusões…difícil.

Nos próximos posts farei resenha dos produtos que usei no começo, e uso hoje.

Lindinhas que tenham dicas para mim de como cuidar do cabelo com produtos alternativos, principalmente para proteger do sol, me ajudem pois ainda necessito de alguma fórmula para proteger mais meu cabelo do sol e do mar.

xoxo:*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s